Excelência no atendimento
Sara Oliveira • 9 de abril de 2021
8 práticas que vão diferenciar o atendimento prestado ao cliente, tornando-o no embaixador do seu serviço
Seja pessoalmente, por telefone, e-mail, através de chats ou redes sociais, o facto é que, independentemente do canal, os seus clientes desejam ter um atendimento de excelência.
Quanto mais pensar em inovar a forma de agir no atendimento, melhor serão os resultados e consequente nível de satisfação do seu cliente.
A excelência no atendimento é traduzida pela forma de se relacionar com o cliente, com eficiência, ajudando-o a alcançar o seu objetivo, e sempre que possível, superar as suas expectativas.
Trata-se de proporcionar uma experiência diferenciada, gerar satisfação, encantar o cliente e fazê-lo sentir-se especial.
É importante ter em conta que, os clientes que procuram serviços na área de saúde e bem-estar, não pretendem apenas adquirir serviços, mas sim interagir e criar vínculos baseados na empatia.
É consensual que, os clientes estão cada vez mais exigentes e as suas próprias expetativas são também elas crescentes.
Pesquisas recentes revelam que, as decisões emocionais influenciam seis vezes mais o processo de aquisição de serviços do que as racionais. Estes dados mostram que o cliente valoriza cada vez mais o estabelecimento de relações e contactos emocionais. É portanto, a dimensão emocional uma das chaves para o fortalecimento da relação com o cliente.
8 práticas que vão diferenciar o atendimento prestado ao cliente e que o vão tornar embaixador do seu serviço:
- Focar-se na prestação de um serviço de alta qualidade e diferenciador.
- Tomar consciência de que a satisfação do cliente se baseia em valores e relações, e que isso se traduz na sua lealdade.
- Tratar os clientes de forma personalizada, antecipando as necessidades e expectativas de cada um.
- Elevar sensações positivas e que transmitam confiança face ao seu serviço.
- Desenhar mapas de experiência do cliente e medir a sua satisfação, através de sistemas de avaliação.
- Praticar a escuta ativa e tomar como precioso qualquer feedback recebido por parte do cliente.
- Utilizar ferramentas de apoio digitais, através de um CRM conseguirá organizar, agregar informação e criar ações para ter um contacto de valor com os clientes, em todos os momentos.
- Usar as informações a seu favor, dados e características do cliente, histórico de interações, entre outros.
Quem atende de forma excecional, conquista defensores da sua marca ou serviço, obtém autoridade e torna-se uma referência para o seu nicho de mercado!