Reinventar o trabalho, equipas remotas.
Sara Oliveira • 9 de abril de 2021
A Era do conhecimento digital e o exponenciar do trabalho remoto
Com o avanço da Era do conhecimento digital
e com o gatilho da pandemia mundial que teve inicio no ano de 2020, o trabalho remoto ganhou cada vez mais espaço na realidade social do nosso país.
Trabalhar remotamente, significa realizar uma atividade profissional á distância. O uso das tecnologias é o fator comum em todo o tipo de trabalho remoto, já que são elas que facilitam este tipo de intervenção.
O trabalho remoto confere aos profissionais muitas vantagens, mas a principal e o maior ganho é o tempo. Ao evitar deslocações e ter a possibilidade de trabalhar num espaço por si definido, permite ao profissional poder passar mais tempo com a família, investir em projetos pessoais, poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso á internet, conseguir ser mais produtivo, aumentar exponencialmente a sua motivação e resultados gerados.
O trabalho remoto é também transformador para o profissional, na medida em que o obriga a tornar-se numa pessoa mais autodisciplinada, mais focada para limitar as distrações, para se reinventar e encontrar metodologias para se fazer presente em tarefas que pressupõe o trabalho de equipa. É também desafiador para os profissionais encontrarem formas alternativas de comunicação e interação com os pares.
Os millennials veem assim uma forma de controlo da sua vida, conseguindo ganhar melhores hábitos associados a estilos de vida mais saudáveis e maior satisfação no exercício da atividade laboral promovida pelo ganho de autonomia e criatividade na elaboração das suas tarefas.
Para as empresas, este novo modelo também se traduz em várias vantagens, nomeadamente, uma maior retenção de talento, maior produtividade, menos custos com espaços físicos, menos faltas, baixas e atrasos.
No entanto, é necessário criar mecanismos para manter sinergias, comunicação e coordenação do trabalho, e a cultura e valores organizacionais.
O mais importante para os trabalhadores remotos é o pronto acesso á informação, e para isso, devem ser criados mecanismos e processos fluidos.
Para muitos, esta é uma nova forma de viver o trabalho, com uma maior qualidade de vida, e para outros, uma excelente iniciativa que lhes permite aceder a funções especializadas sem a necessidade de viver em grandes núcleos urbanos.