Benefícios do follow up em serviços de saúde e bem-estar
Sara Oliveira • 9 de abril de 2021
5 dicas para a realização de follow up
O conceito de follow up é muito abrangente, já que implica o acompanhamento de uma pessoa ou situação.
Em contexto de saúde, por exemplo, depois de consultar e prescrever um tratamento, o médico pode pedir ao paciente uma consulta de seguimento para fazer o follow up e auferir se o tratamento teve o efeito esperado.
De forma a agilizar o processo, o follow up, deverá ser realizado através de um contacto telefónico, mas também pode ser feito a partir de um email. Este contacto pode ser realizado pela equipa de customer care, desde que disponha da informação necessária.
O follow up pode ser usado como uma estratégia para a adesão terapêutica, uma vez que, visa o acompanhamento do cliente durante o período que decorre após a consulta, permite a monitorização, realização de esclarecimentos e ensinos.
Esta intervenção tem vindo a ser distinguida com a máxima importância, cada vez mais praticada por aqueles que pretendem distinguir o seu serviço pela excelência, focada para a continuidade dos cuidados prestados devido ás vantagens de fácil acesso e baixo custo.
O follow up pode melhorar a satisfação do paciente, pois este sente-se verdadeiramente acompanhado na sua jornada.
É fundamental que, a pessoa que vai realizar esta tarefa esteja munida de todas as informações necessárias para que o paciente se sinta verdadeiramente confiante para colocar as suas duvidas e ter a certeza de que as mesmas terão resposta, mesmo que seja necessário um contacto posterior por parte do médico ou terapeuta.
Seguem 5 dicas para a realização de follow up:
- Ter em atenção o canal e o horário identificado pelo paciente como preferencial para contactos.
- Estabelecer um dialogo empático com o paciente, procurando o seu feedback ( os pacientes normalmente desejam aproveitar este momento para esclarecer duvidas ou partilhar os resultados obtidos).
- Deixar claro o motivo do seu contacto, isto ajuda a reduzir a resistência do paciente, a quebrar o gelo e a criar uma relação empática.
- Determinar cronogramas de follow up. A base estratégica de um atendimento de excelência é o acompanhamento personalizado ao paciente, portanto, estes contactos devem ser adaptados á especificidade de cada situação.
- A ferramenta tecnológica mais indicada para a realização de follow up com sucesso é o CRM. O objetivo do CRM é integrar toda a informação e interações com o paciente, ajudando a equipa a visualizar a jornada do paciente de forma clara.